Marvel invade o universo da Entomologia
![]() |
Daptoleste leei, mosca que homenageou Stan Lee. Foto: CSIRO |
E quando cientistas fãs do universo Marvel descobrem espécies novas de moscas, o que pode acontecer? Isso aconteceu na CSIRO, Organização de Ciência e Pesquisa Industrial da Commonwealth, na Austrália, e resultou em alguns nomes referenciando famosos personagens da Marvel nos quadrinhos e cinemas. As homenagens foram feitas para Deadpool, Viúva Negra, Thor, Loki e até para o criador da editora, Stan Lee.
Os cientistas optaram por homenagear nos novos insetos seus personagens favoritos para mostrar que, além das horas de trabalho e estudos, cientistas também encontram tempo para ler e assistir suas histórias de super-heróis favorita. Em entrevista, a especialista em abelhas e vespas da CSIRO, Juanita Rodriguez, disse que descobrir novas espécies além de ser vital para ciência, para entender as diferenças entre as espécies e poder ajudar a conservação da mesma, tem um lado divertido na hora da escolha do nome.
A primeira mosca foi catalogada homenageando o herói Thor, e com o nome científico Daptolestes bronteflavus, termo em latim que significa “trovão loiro”, alusão direta ao deus nórdico do trovão. Seu minúsculo corpo tem manchas douradas e marrons, como no uniforme do Thor da Marvel, além das antenas que lembra as assas do capacete.
![]() |
Daptolestes bronteflavus. Foto: Tecmundo |
Outra mosca foi registrada com o nome científico Daptolestes illusiolautus, que se traduz como “engano elegante”, uma referência aos atos de bravura e traição do deus da travessura na cultura viking, Loki, que no universo Marvel é o vilão de Asgard e irmão de Thor.
![]() |
Daptolestes illusiolautus. Foto: Tecmundo |
Uma terceira espécie da família Muscidae foi batizada pelos cientistas como Viúva Negra, referência à heroína Natasha Romanoff, que ganhou o nome científico de Daptolestes feminategus, em latim significa “mulher usando couro”.
![]() |
Daptolestes feminategus. Foto: Tecmundo |
O imortal e hilário personagem Deadpool também ganhou sua devida homenagem. O nome escolhido para a mosca foi Humorolethalis sergius, que quer dizer “humor letal” e tem origem nas palavras latinas humorosus (úmido) e letalis (morto). A mosca Deadpool é uma espécie de inseto antropófago. Ela tem corpo nas cores laranja, vermelho e preto, exatamente a combinação cromática do uniforme do anti-herói da Marvel.
![]() |
Humorolethalis sergius. Foto: Tecmundo |
Uma outra mosca recebeu nome para homenagear o maior gênio das histórias em quadrinhos, o criador da maioria dos super-heróis e violões da Marvel, Stan Lee. O inseto australiano recebeu o nome de Daptoleste leei. Ele tem marcas na cabeça que lembram os famosos óculos escuros usados por Lee em suas participações nos filmes; e também tem pelos que lembram um bigode branco, igual ao seu homenageado.
![]() |
Daptoleste leei. Foto: Tecmundo |
Nomear espécies referenciando personagens famosos não é algo restritos aos cientistas australianos. Recentemente, dois cientistas da Nicarágua batizaram uma nova espécie de membracídeo (Hemiptera: Membracidae) de Kaikaia gaga, em homenagem à cantora, compositora e atriz Lady Gaga, segundo os pesquisadores, Kaikaia gaga tem chifres pontudos, "um senso de moda maluco" e "órgãos sexuais estranhos". Também existem outros insetos com nomes de famosas cantoras, como a vespa Aleiodes shakirae (Hymenoptera: Braconidae) e a mutuca Scaptia beyonceae (Diptera: Tabanidae), fazendo referência às cantoras Shakira e Beyoncé, respectivamente.
![]() |
Aleiodes shakirae. Foto:TopicSupply |
![]() |
Scaptia beyonceae. Foto: Twitter |
Referências
From an engineering standpoint, this was a huge deal, providing all high precision machining sorts of choices in elements production. At the top of this adolescent interval in 3D printing history we started to see various collaborative co-creation services seem. Nowadays, individuals can exhibit their designs, share ideas, and freely swap info. We presented a excessive performing, automated and programmable sample preparation and NA amplification platform that leverage the excessive precision and low-cost characteristics of consumer-grade 3D printers. The modified 3D printer moves the MP into different reagents to complete NA isolation and purification. Additionally, could be} programmed to move PCR tubes to perform routine 2-step PCR.
ResponderExcluir