Revolução agrícola - sensores para detecção de pragas nas culturas


A agricultura se desenvolveu extensivamente desde o advento da Revolução Agrária. Novos métodos e equipamentos agrícolas foram inventados, o que tornou a agricultura mais fácil e mais lucrativa. A revolução experimentada na agricultura progrediu em várias etapas, desde mão de obra, mão de obra animal, máquinas agrícolas, navegação por satélite até drones. Isso resultou em práticas agrícolas que usam menos recursos e produzem rendimentos máximos. Também trouxe métodos avançados de detecção de pragas nas culturas.

Pragas agrícolas são animais ou plantas que prejudicam as culturas nas fazendas. Os insetos, bactérias e fungos são uma ameaça significativa e contribuem para uma redução de mais de 30 a 50% no rendimento agrícola. Para impedir que as pragas ataquem sua fazenda, você precisa estar ciente da presença delas antes de atacar. Com o recente avanço da tecnologia, você pode empregar sensores em campo para que eles possam detectar e monitorar a infestação de pragas. Este artigo fornece informações sobre como os sensores podem ser usados ​​na detecção de pragas.

Sensores usados ​​na detecção de pragas nas culturas

Na agricultura de precisão, os sensores de detecção de pragas são instrumentos usados ​​para detectar a presença de pragas em uma fazenda. Eles são agrupados de acordo com seu modo de operação, consumo de energia e tipo de pragas que sentem. Alguns têm alta resolução e podem detectar organismos de pragas muito pequenos, escondidos no fundo de uma colheita, enquanto outros apenas capturam imagens que podem ser vistas a olho nu.

Sensores remotos de imagem

O sensor de imagem de baixa potência é um sistema de monitoramento autônomo sem fio baseado em um sensor de imagem de baixo custo . Colocado em uma única armadilha, o sensor sem fio captura periodicamente imagens do conteúdo da armadilha e as envia remotamente para uma estação de controle. As imagens enviadas são usadas para determinar o número de pragas encontradas em cada armadilha. Com base no número da população de insetos, um agricultor pode planejar quando começar com a proteção das culturas e em quais áreas do campo.


Os agricultores usam esse sensor para monitorar grandes áreas com muito baixo consumo de energia . Sensores de baixa imagem oferecem muitos benefícios na produção agrícola. Alguns deles são:
  • Redução significativa dos custos de monitoramento de pragas
  • Nenhuma intervenção humana no campo é necessária
  • Aplicável para áreas pequenas e grandes
  • Baixo custo de manutenção
  • Monitoramento de pragas de insetos em tempo real,


Sensores acústicos

Um sensor acústico é um sensor de detecção de pragas de insetos que funciona monitorando o nível de ruído das pragas de insetos . Como funciona? Nós sensores sem fio conectados a uma estação base são colocados em campo. Quando o nível de ruído da praga ultrapassa o limite, um sensor transmite essas informações para o computador da sala de controle , que indica com precisão a área de infestação.

Esses sensores ajudam a detectar uma infestação em um estágio muito inicial, reduzindo muito os danos à colheita. Essa é uma ótima ferramenta para o monitoramento de grandes áreas de campo com consumo de energia muito baixo .

A ocorrência de pragas de insetos também pode ser monitorada com sensores para medição do Índice de Área Foliar (IAF) . A alimentação de pragas de insetos destrói as folhas, isso faz com que as plantas percam a clorofila, promovendo uma redução na área foliar total e, como resultado, à redução da capacidade da planta de fotossintetizar. Medindo o índice da área foliar, o sensor pode identificar um ataque de inseto em um estágio inicial e alertar os agricultores a tomar as ações apropriadas.


Este sensor utiliza medições de radiação e outros parâmetros para calcular com precisão o índice de área foliar em tempo real, no campo. Esse tipo de sensor também é usado para a detecção de doenças de culturas.

2 comentários:

  1. Explore our innovative sensors for pest detection in agriculture. Revolutionize your crop management and ensure healthier yields with your expert solutions.

    ResponderExcluir
  2. O EPMIP (Experimentação e Pesquisa em Manejo Integrado de Pragas) é um grupo de pesquisa vinculado ao Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizado em Bom Jesus, Piauí. Fundado em 2012, o grupo é composto por professores, alunos de graduação em Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, além de pós-graduandos em Ciências Agrárias. O EPMIP dedica-se ao estudo e desenvolvimento de estratégias sustentáveis no manejo integrado de pragas, promovendo a divulgação científica e a formação de recursos humanos por meio de projetos de extensão, palestras, cursos e treinamentos. Entre suas iniciativas destacam-se pesquisas sobre resistência de insetos a inseticidas, controle biológico e educação ambiental, como o projeto "Insetos na Escola", que visa aproximar a universidade das escolas de ensino básico, disseminando conhecimentos sobre a importância dos insetos no ecossistema.
    Dui Attorney Virginia







    ResponderExcluir