Em relatório recente divulgado pela ONU, a população mundial deverá chegar a mais de 9,2 bilhões de habitantes em 2050. Isto representa um grande desafio em relação à disponibilidade de recursos que venham a atender este enorme contingente populacional.
E dentre esses recursos, destacam-se os alimentos. Não há dúvida de que haverá a necessidade de aumento de produtividade, novas propostas de técnicas mais eficientes e sustentáveis de combate de pragas de culturas, manejo mais adequado dos produtos para minimizar perdas até a comercialização, dentre outros fatores, para que a produção mundial de alimentos atenda à crescente demanda para as próximas décadas.
O que acontecerá com os padrões de alimentação do mundo? Os estudiosos acreditam que os insetos podem ser a nossa salvação, "a comida do futuro". Eles são fontes riquíssimas em proteínas, gordura saudável e minerais, principalmente em ferro, no combate à anemia.
Então vamos para nossa listinha de sete insetos que você pode comer:
- Grilos

Grilos são um fonte de alimento comum em diversas culturas, como a culinária mexicana que prefere esse animal bem tostado e crocante, sendo servido com chile e limão. Você pode encontrar esse aperitivo com facilidade na cidade de Oaxaca. Dizem que o saber é apimentado e salgado, e é comido como se fossem "salgadinhos" industrializados).
2. Cigarras

As cigarras vivem embaixo da terra e saem a cada 17 anos para respirar o ar puro, acasalar e morrer pouco tempo depois. No Japão, na China e nos Estados Unidos esse inseto é consumido regularmente e o que se conta é que a cigarra tem um gosto parecido com o dos aspargos. Cerca de 40% do animal é pura fonte de proteína. Quem gosta dessa iguaria costuma consumi-la frita, mas também salteada.
3. Formigas

Na Austrália as formigas são largamente apreciada pelos aborígenes. Nesse país, a espécie formiga-de-mel é a mais consumida, tendo a barriga do tamanho de uma uva e um sabor doce característico. Os tailandeses preferem as formigas vermelhas, enquanto na Colômbia, as formigas cortadeiras tem o traseiro arrancado para ser tostado. Os colombianos garantem que essa parte do inseto lembra o sabor da pipoca e/ou do amendoim.
4. Casulo do bicho-da-seda

Se você gosta de camarões, talvez também goste do casulo do bicho-da-seda. O sabor lembra o de camarões desidratados, só que são suculentos. Os vietnamitas, os coreanos e também os chineses os consomem de diversas maneiras: fritos, cozidos, assados, o casulo tem lugar certo no prato de quem sabe apreciá-lo.
5. Cupins

Cupins também entram na lista dos insetos que podem ser devorados como uma iguaria. Além do tamanduá, os australianos, parte dos sul-americanos e africanos que vivem na parte oeste do continente sabem apreciar essa comida. Eles podem ser consumidos fritos ou assados. O que se sabe é que o gosto dos cupins é doce, e lembra o sabor das cenouras.
6. Larvas
As larvas, provavelmente, são os insetos mais consumidos dentro toda a gama dos insetos. Na Nova Zelândia, as larvas Huhus, ricas em proteína e com gosto de manteiga de amendoim, são comidas cruas mesmo, mas também podem ser salteadas. As larvas de vespa são uma iguaria para os japoneses que as preferem cozidas com açúcar e molho de soja, até o ponto de crocância. As larvas de palmeira é um alimento saudável para quem vive na Nigéria, na Papua Nova Guiné e também na Malásia. Ricas em potássio e cálcio são apreciadas cruas (que lembram o sabor do coco) e também fritas (que ficam com gostinho de bacon). Já no Zimbábue as larvas mopanes são as preferidas, sendo preparadas junto com farelo de milho, segundo matéria publicada pelo portal Terra.
7. Libélulas

As libélulas são lindas, mas também podem ser muito apetitosas. De acordo com os moradores da Indonésia esse inseto tem o sabor parecido com o da concha dos caranguejos, com a diferença que a libélula é macia. Ela pode ser consumida tanto cozida quanto frita.
E você? Está preparado para abrir sua mente para a culinária alternativa dos insetos? Não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite também para compartilhar a matéria com seus amigos e familiares.
Nenhum comentário